PREENCHIMENTO

Uma das maiores evoluções na dermatologia estética foi o início do uso de preenchedores com ácido hialurônico há mais de 25 anos.

Desenvolvidos para preencher sulcos eles foram evoluindo e hoje são usados tanto para hidratar, preencher sulcos, como para dar volume e estrutura para o rosto .

Acredite, quando bem indicado, bem realizado, ele faz milagres!!

Mas O que é ácido hialurônico?

É uma substância presente no organismo, uma molécula de açúcar que atrai água. Do ácido hialurônico no corpo 56% está na pele onde atua preenchendo espaço entre as células, o que a mantém lisa, elástica e bem hidratada.

Desde 1996 começou-se a usar o ácido hialurônico na pele como preenchedor. A maioria dos ácidos hialurônicos encontrados no mercado hoje são obtidos por biotecnologia (através de fermentação de bactérias), passando por vários procedimentos químicos para obtenção do produto final.

Hoje o ácido hialurônico é uma das substâncias mais usadas como preenchedor pois ele é biocompatível, reabsorvivel e raramente causa hipersensibilidade.

Ele tem várias densidades, desde o menos denso que é usado para hidratação (os skinboosters – falo deles no tópico anterior) até o mais denso que é usado para aumento de volume, reestruturação de face.

O procedimento é realizado no consultório. A maioria dos bons preenchedores hoje têm anestésico em sua formulação e com isso o uso de anestésico tópico é suficiente para realizar procedimento.

A aplicação pode ser feita com agulhas bem fininhas ou cânulas. Dependendo do local a ser preenchido escolhe-se agulha ou cânula.

Indicações para uso do ácido hialurônico
Você está com bigode chinês, a boca fina, sem contorno, as olheiras fundas, o rosto caído? Essas são as principais indicações para o preenchimento com ácido hialurônico.

O mais importante inicialmente é procurar um bom profissional (dermatologista ou cirurgião plástico) para avaliar as melhores indicações para seu caso. Às vezes a pessoa vem por exemplo se queixando da acentuação do sulco nasogeniano (bigode chinês) quando na verdade ela tem uma flacidez nas bochechas que caem e acentuam o sulco. Nesse caso seria necessário reestruturar a face para depois ver a necessidade de preencher o sulco mesmo.

Por isso a consulta é tão importante , muitas vezes as pessoas querem marcar os procedimentos direto, sem passarem em consulta mas isso é muito ruim! O procedimento precisa ser bem indicado para ter o melhor resultado possível.

Preenchimento do sulco naso geniano (bigode chinês)
Nós temos uma escala de profundidade do sulco naso geniano:

Um paciente grau 3 melhora para um grau 2 ou 1. O tratamento não permite uma mudança do grau 4 para 1 pois a acentuação do sulco ocorre por uma perda gradual de volume que não dá para ser todo reposto. Por isso a importância de não se esperar muito para começar as correções porque quanto mais fundo o sulco maior a quantidade de produto a ser usado e mais difícil as correções. O excesso sempre dará um ar artificial.

É preciso ser realista nas indicações, você precisa entender o que esperar do procedimento e para isso é necessário muita conversa com seu dermatologista.

Preenchimento dos lábios
Esse preenchimento é uma polêmica! Devido a indicações duvidosas e anti estéticas algumas pessoas não querem nem ouvir falar em preencher os lábios porque acha que ficará artificial e feio. Não é bem assim. Quando bem indicado e bem feito ele pode melhorar muito sua aparência!

Na maioria das vezes os resultados anti estéticos procedem do exagero na quantidade preenchida, na indicação errada. Por exemplo, em uma jovem com bom volume labial ou na má técnica de aplicação. É papel do médico mostrar à paciente que às vezes ela quer algo que não é possível realizar e que se for feito ficará feio.

Não dá medo quando você vê fotos como estas?

Agora veja essas fotos retiradas do site do produto Restylane:

Percebe a melhora discreta e linda com esse preenchimento na boca? Suas amigas vão olhar e dizer: “nossa! Você está diferente, mais jovem, mais bonita!” Com certeza as atrizes que exageram no tamanho dos lábios não procuraram qualquer profissional para fazer o preenchimento nelas, mas além de técnica o profissional também tem que ter muito bom senso ao fazer preenchimento de lábios.

Preenchimento de olheiras
Nesse tipo de preenchimento uma gota a mais de preenchedor pode causar um desastre. Área de risco para preenchimento devido grande vascularização é local onde devemos sempre usar cânulla para preencher pois ela não tem corte e não rompe os vasos. Isso evita hematoma, muito importante no local. E injeção de preenchedor dentro de um vaso pode levar à necrose da pele.

Percebe o quanto é delicado preencher esse local? Nunca escolha quem vai fazer a aplicação de seu preenchimento pelo preço! Nunca. O barato pode sair muito caro. Pesquise sobre o profissional, procure quem já fez o procedimento com ele é só assim faça sua escolha.

Veja essa correção de olheiras retirada do site da Allergan:

Percebe que há melhora do sulco da região das olheiras?
Um procedimento mal feito pode causar aumento da bolsa acima do sulco, o que não ocorreu nesse caso. Foi preenchido apenas o sulco, o que fez a paciente apresentar um ar mais descansado.
Você também pode ter ótimos resultados!

E quais os riscos em fazer preenchimento?
Se a pessoa que vai executar seu preenchimento não conhece bem a anatomia, a vascularização do local onde está aplicando o preenchedor, podem ocorrer efeitos trágicos como necrose de tecidos e até cegueira.

O preenchimento da glabela (ruga do bravo) geralmente é feito por poucos profissionais porque devido a variabilidade anatômica elevada da artéria oftálmica e seus ramos o preenchedor pode levar a embolização da artéria central da retina e consequentemente a cegueira.

Outro local de risco é o sulco naso geniano (bigode chinês) onde passa a artéria angular, ramo da artéria facial. Se for feito um preenchimento dentro dessa artéria pode ter necrose da pele. Já imaginou isso? Buscar preenchimento para ficar mais bonita e terminar com pele necrosada? Não corra esse risco, mais uma vez, não escolha quem cobra menos. Procure sempre um dermatologista ou cirugião plástico com experiência. Não entregue seu rosto a qualquer profissional. Isso pode lhe custar o sono e muitas rugas a mais.

Marque sua consulta: (11) 2898-9614, (11) 2898-9615

Receba mais informações sobre Preenchimento e novidades La Vienne em seu e-mail.
É só se cadastrar no formulário abaixo.
E não se preocupe, não enviamos spam.