Há dois tipos de protetores solares no mercado : físicos e químicos.
Você sabe quais são as diferenças entre eles?
Agora você saberá e poderá escolher qual o melhor para sua pele !!
Fazer a escolha do melhor filtro é impossível se nem sabemos que há diferenças entre eles além da marca, tipo de pele e fator de proteção.

1 . FILTRO SOLAR QUÍMICO
O filtro solar químico é o mais popular e o mais fácil de encontrar, é composto de ingredientes químicos que penetram nas primeiras camadas da pele. O filtro solar químico permite que raios solares entrem na pele, mas promete que eles não causarão danos devido ação dos agentes químicos .O filtro solar químico espalha mais fácil que o físico usualmente .

2. FILTRO SOLAR FÍSICO
O filtro solar físico é composto de óxido de zinco e/ou dióxido de titânio, ambos ingredientes naturais que contam com proteção natural de amplo espectro, protegendo contra os raios UVA e UVB. Ao contrário do filtro solar químico, a proteção física não penetra na pele; os raios solares são refletidos . É um protetor geralamente um pouco mais difícil de espalhar e pode deixar o rosto levemente branco por conta da barreira física que ele faz na pele.

Você deve estar pensando : e agora ? Qual devo usar ??
Os protetores físicos têm algumas indicações especiais :
— Crianças com idade inferior a 2 anos pois a barreira cutânea é imatura e os filtros químicos terão ação reduzida além de poder causar dermatite .
— Pessoas que têm irritação com uso de protetores químicos
— Pessoas com pele muito reativa , atópica ou intolerante
–Pessoas com melasma ou com tendências a manchas ( para esse grupo sugerimos um protetor misto, com cor)
— Grávidas
— Após tratamentos com Peelings ou lasers .

O filtro solar físico pode ser um pouco menos discreto, mas ele também tem a vantagem de fazer efeito imediato, enquanto os filtros solares químicos demoram cerca de 20 minutos para começar fazer efeito.

A Sociedade Brasileira de Pediatria, em um artigo específico, indicou filtros solares físicos para as crianças e algumas dermatologistas indicam que mulheres grávidas troquem o filtro solar químico pelo físico.Entretanto, achar um filtro solar físico no Brasil não é uma tarefa tão simples e há razões para essa falta de opções: as matérias-primas do protetor solar físico são caríssimas e a tecnologia para chegar numa textura, coloração e boa absorção na pele é complexa.

Protetor solar ainda é um assunto cheio de questionamentos por parte da população e profissionais, pois cada um fala uma coisa: um não sai de casa sem protetor, outro nunca usou, outro se alimenta com antioxidantes para não precisar usar protetor, outros só usam o filtro físico.

Se você quiser testar um protetor solar físico tenho 6 opções ( sem conflitos de interesse ):

1. Protetor Solar Mineral Dermage FPS 50 Photoage
2. Bioderma Photoderm Mineral 50+
3. Isdin Fusion Fluid Mineral 50 +
4. Skinceuticals Sheer Mineral UV Defense 50+
5. Adcos Filtro Solar Mineral 50+
6. Avene Loção Mineral FPS 50+

Uma dica importante é escolher o protetor que melhor se adapta a sua pele e qual sua intenção ao usar o protetor solar .Um dermatologista pode te ajudar a escolher qual produto ideal para você.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios *

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>